domingo, 13 de novembro de 2011

Revolução Industrial



COLEGIO ESTADUAL “ 24 DE OUTUBRO”
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSORES: TARCÍSIO LENON S. FERREIRA/JOSÉ RENILDO NUNES
PLANO DE AULA
TEMA DA AULA: Revolução Industrial
SÉRIE: 9º ANO (EJA) TURMA  “E”
DURAÇÃO DA AULA: 120 MIN.

CONTEÚDO:
·         O que foi a revolução Industrial.
·         Avanços Tecnológicos.
·         Por que ela ocorreu na Inglaterra.
·         Os Operários.
·         Qual a função do Brasil Nesse processo.
COMPETÊNCIAS:
·         Contextualizar o período e a sociedade referentes ao Iluminismo.
·          Discutir a Importância dos intelectuais iluministas.
·         Apresentar as principais características dos pensadores iluministas.
HABILIDADES:
·         Conceituar Revolução Industrial
·         Conhecer quais foram os principais avanços tecnológicos da época
·         Entender Importância para os dias atuais
METODOLOGIA
Leitura de texto, aula expositiva e uso do livro didático
RECURSOS DIDÁTICOS
·         Aula expositiva
·         Livro didático
·         Lousa e giz
AVALIAÇÃO
·         Será realizada através da coerência dos exercícios feitos após a exposição e discussão com os alunos.
REFERÊNCIA:
Néves, Claudia Carvalho.9º e 8º Ano EJA 4º CICLO.Ed. Ática.
Cotrim, Gilberto. 1955- Saber e Fazer História: história geral e do Brasil, 8º ano: consolidação do capitalismo e Brasil Império/ Gilberto Cotrim, Jaime Rodrigues; 4.ED.- São Paulo: Saraiva,2007.
A máquina a vapor e James Watt seu criador.











Fonte: http://viktor-aeradasmaquinas.blogspot.com/2010/09/o-escoces-james-watt.html 
A revolução Industrial
 A revolução industrial se caracteriza por um período onde aconteceram diversas, transformações de ambito tecnológico e consequentemente social. A inglaterra com seu acúmulo de capital, conseguido através de seus financiamentos e exploração nas colônias começou a investir dinheiro em tecnologias e por isso foi a pioneira no segmento avanço tecnológico, essas tecnologias tinham por intuito o aumento da produçaõ de produtos de uma forma mais barata e rapida.Porém, essas tecnologias não influenciaram apenas o aumento de produção mas também a vida social das pessoas, as industrias começaram a se formar, criando a classe operária(      pessoas se deslocando do campo para trabalhar nas cidades).

Nenhum comentário:

Postar um comentário